GOVERNANÇA E GESTÃO

ESTRUTURA (O&M) & CONTROLES INTERNOS

Em um ambiente extremamente competitivo, a maneira como você gerencia sua empresa pode determinar seu ritmo de crescimento permanente ou o fracasso iminente. Organizações com nível elevado de maturidade de gestão tendem a alcançar resultados financeiros e operacionais melhores.

Para ajudá-los a manter a sua organização no rumo do crescimento, podemos auxiliá-los, em conjunto com a sua equipe para extrair benefícios duradouros, na discussão de certos aspectos da Gestão Econômica e Financeira, podendo abordar, conforme o caso, o relacionamento entre diversas áreas e atividades, como:

 

● Gestão Orçamentária (Budget, FP&A “Financial Planning & Analysis”);

● Acuracidade e conciliação entre o Fluxo de Caixa Operacional, de Investimentos e a Tesouraria;

● Tratamento gerencial (e contábil) por “champions” no cliente sobre cada linha do DRE (Demonstrativo de Resultados);

● Alinhamento de decisões entre modalidades CAPEX ou OPEX;

● Apoio na formatação de Relatórios Gerenciais e na definição de Indicadores de Performance (KPI’s “Key Performance Indicators”);

● Apoio na concepção de ferramentas para análises críticas de rentabilidade de vendas e métodos de formação de preços.

GOVERNANÇA CORPORATIVA

Quando necessário, procuramos ter entendimento geral da compatibilidade da estrutura financeira (O&M) da Operação e identificar eventuais oportunidades diretas para melhoria de produtividade.

 

Dentre os mecanismos para contribuir para a geração sustentável de riqueza, de forma ininterrupta, também sugerimos fortemente a revisão periódica independente dos Controles Internos.  

 

A revisão de Normas, Políticas, Procedimentos e Ações, seguida de sugestões de melhorias em processos, visa:

● Melhorar a acuracidade de informações usadas na tomada de decisões;

● Minimizar perdas financeiras e desgaste de imagem da empresa no mercado;

● Tornar eficiente e produtiva a operação da empresa em todos os níveis;

● Orientar as equipes para seguir efetivamente a política pré-definida pela direção da empresa;

● Mapear as atividades e adequação de controles ao porte da empresa, otimizando tempo e adicionando valor a empresa;

● Reduzir a probabilidade de ocorrência de fraudes.

Em relatório final, abordamos problemas identificados de forma qualitativa e quantitativa, discutindo um plano de ação de melhorias e eliminação de inconsistências, podendo retornar a campo oportunamente para validação das correções.

 

Eventualmente, é possível que haja a identificação de oportunidades de implementação rápida de certos controles provisórios (ainda que manuais e associados a fluxos de aprovações e rotinas de verificação por meio de reuniões com responsáveis), ou que as circunstâncias levem à necessidade de correção futura, pela Administração, do seu sistema de controles internos (essencialmente financeiros).

É importante ressaltar que a adoção de um Sistema Integrado de Gestão (ERP) desacompanhada de trabalhos periódicos de auditoria não garantem a eliminação de desvios financeiros.

Se a necessidade for Captação de Recursos via Instrumentos de Dívida, certamente você deverá desenvolver cenários para análise de capacidade de pagamento. Podemos ajudá-lo na preparação de suas projeções e análises financeiras com o princípio de perseguir a sustentabilidade do seu negócio ou empreendimento, considerando a capacidade de gerar caixa em volume suficiente para permitir o pagamento dos juros e amortizações de sua dívida.

 

Assim, o objetivo é reconstruir o valor, assessorar sócios e interessados em negócios no processo de gestão empresarial de organizações com necessidade de melhoria de performance e otimizar saídas de caixa.

RECRUTAMENTO E SELEÇÃO DE STAFF FINANCEIRO

Contar com os profissionais certos na execução das rotinas financeiras ou contábeis é mandatório para uma gestão empresarial efetiva, seja em momento de economia pujante ou (principalmente) durante crises.  

 

Os sócios da Via Mandatto são altamente qualificados e experientes nestas áreas, com extensiva vivência executiva em ambientes complexos, na contratação e gestão de profissionais especialistas, em posições de média Liderança ou Gerência.  

Podemos, assim, auxiliar nossos clientes no recrutamento destes profissionais. Através de nossa rede de contatos, para cada posição aberta buscamos selecionar (idealmente) de 3 a 5 currículos com as competências requeridas. Em seguida, usamos técnicas para aferição de experiências e competências, e enviamos para entrevista em nossos clientes os profissionais com o perfil adequado.

No processo seletivo, abordamos os candidatos, usando técnicas de entrevistas, podendo ainda aplicar testes específicos para cargo, dinâmicas de grupo, testes psicológicos, bem como de língua estrangeira, quando requerido.

GESTÃO ECONÔMICA E FINANCEIRA

A dinâmica proporcionada por um Conselho Consultivo (Advisory Board) encontra benefícios incontestáveis para o desenvolvimento sustentável dos negócios.
 
O Conselho Consultivo dá a possibilidade de trazer um olhar externo, organizar a discussão sobre identidade, escolhas, ritmo de expansão, estrutura societária, fontes externas de financiamento, oportunidades, portfólios, mercados, construção de valor, evolução patrimonial e desempenho comparado da operação, dentre outros temas. Empreendedores podem tirar proveito de uma visão externa e não-viciada dos seus dilemas empresariais, a partir de ideias e alternativas para repensar caminhos e oportunidades.

Um Conselho Consultivo de alto impacto entrega real valor à Organização, e vale mais do que custa. Reputação e confiança do empreendedor não devem ser os únicos atributos para a sua formação. Ele não é focado apenas em acompanhamento, relatórios e conformidade (Compliance). Conselheiros de Alto Impacto dão subsídios para escolhas estratégicas, podendo oferecer auxílio em temas específicos em comitês, sem deliberação administrativa.

A Via Mandatto pode ajudá-lo a estruturar um Conselho Consultivo na sua Organização, independente do seu porte.